Blog

Morte do menino Gustavo levanta discussão sobre acidentes domésticos

O país ficou chocado com a morte do menino Gustavo dos Santos Storto, de 5 anos, que caiu da a janela do banheiro do apartamento onde morava, no 26º andar de um edifício residencial em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, na noite de quarta-feira ,18.

Indícios apontam que o pouco tempo que a criança ficou sozinha em casa bastou para que empilhasse duas cadeiras no box do banheiro e alcançasse a janela (única janela do apartamento que não estava telada).

Queda de crianças de prédios causa mais de 33 mortes por ano no Brasil

Polícia descarta que menino tenha sido jogado de apartamento em SP

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, ocorrem por ano mais de 33 mortes de crianças por quedas de edifícios.

Para diminuir os riscos de quedas em janelas e sacadas é recomendada a instalação de redes de proteção.

Janela do banheiro

Muito se fala sobre a inviabilidade de colocar tela na janela do banheiro. Porém, mesmo a janela sendo basculante é possível instalar redes de proteção.

Na janela do banheiro a rede de proteção pode ser instalada:

Redes Malha 5 (5 cm de lado no losango que se forma)

– Por dentro: Neste caso será necessário instalar uma corda para puxar a janela e fechar completamente, porque a mão não passa pela malha da rede para abrir e fechar a janela.

– Por fora: a instalação da rede por fora é condicionada por dois fatores: a espessura da parede e a limitação de abertura da janela. Neste caso as opções são:

1 Casas térreas com 1 ou 2 pavimentos a rede é instalada normalmente ou mediante o uso de escada. Nesse caso não há a necessidade de equipamento especial;

2 Em alguns casos, dependendo da estrutura da janela basculante é possível desmontá-la, fazer a instalação por fora (mesmo estando dentro do apartamento), e depois remonta-la.

Redes Malha 10 (10 cm de lado no losango que se forma)

– A malha 10 permite a passagem da mão para abrir a janela, podendo ser fixada por dentro, sem atrapalhar a movimentação para abrir e fechar a janela. Essa opção oferece a mesma segurança que as demais, porém, não é recomendada para a proteção de animais de pequeno porte, como aves e gatos.

Como alternativas para as janelas existem também as travas específicas ou o uso de limitadores. 

A Prevenir Redes de Proteção possui profissionais especializados que realizam avaliações técnicas e indicam qual a melhor forma de proteger o ambiente.

Fonte da Reportagem:

https://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/09/queda-de-criancas-de-predios-causa-mais-de-33-mortes-por-ano-no-brasil.html

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp!